Nuno Cunha Rodrigues, membro do projeto BRIDGE, é oficialmente designado presidente da Autoridade de Concorrência de Portugal

2023-03-13

640f543de3f01mceclip0.png

O novo presidente da instituição portuguesa é professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde se doutorou em ciências jurídico-econômicas e leciona disciplinas centradas no direito da concorrência e da União Europeia, tendo dedicado parte da sua investigação à contratação pública.

Nuno é também partner do consórcio de universidades que compõe o projeto Jean Monnet Network BRIDGE, financiando pelo Programa Erasmus+ da União Europeia, representando a Universidade de Lisboa na rede de pesquisas ao lado de outras instituições europeias e latinoamericanas.

A Autoridade da Concorrência portuguesa (AdC) foi criada em 2003, e busca promover o bem público que é a Concorrência, inscrito na Constituição da República Portuguesa e no Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia, de forma a garantir o bom funcionamento da economia de mercado e a defesa dos consumidores.

Para Nuno Cunha Rodrigues, a AdC também tem um "papel de pedagogia" e "de difundir o que é a concorrência" e os seus valores, bem como "emitir orientações que permitam aos reguladores dos mercados e às empresas saber como se devem comportar" e "o que devem respeitar".

"Irei procurar servir a Autoridade da Concorrência o melhor que sei e posso", afirmou sobre aquela que considera "uma entidade de importância fulcral para o país, que visa promover uma economia competitiva, sã e desenvolvida, em benefício do bem-estar do consumidor".

Fonte:

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/concorrencia---regulacao/detalhe/nuno-cunha-rodrigues-oficialmente-designado-presidente-da-concorrencia

https://expresso.pt/economia/2023-03-09-Conselho-de-Ministros-aprova-Nuno-Cunha-Rodrigues-para-a-presidencia-da-Autoridade-da-Concorrencia-81bfb5f3